top of page

 

 Nunca foi tão bom ir para Barra
 

Uma espera de décadas chegou ao fim para a população carioca. Um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Linha 4 do Metrô, foi inaugurada em solenidade realizada na Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, uma linha que pretende acabar com o transito na zona oeste, com ônibus lotados e também ajudar quem trabalha pela Barra à não chegar atrasado ao trabalho

 

O novo trecho, que entrou em funcionamento em setembro, tem 16km de extensão e opera com cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico. As estimativas dão conta de que mais de 300 mil pessoas utilizarão o serviço todos os dias e que mais de 4 mil carros serão retirados das ruas da cidade por hora.

Com a Linha 4 em atividade, um trabalhador que hoje leva duas horas para chegar em casa precisará de apenas 30 minutos. Se você parar e acompanhar todas as obras do Rio de Janeiro, vai ver que é uma grande alegria constatar que essas obras estão sendo voltadas para a população.

“Moro no Recreio há 10 anos e todo dia eu ia para zona sul de ônibus e sempre chegava atrasado nos meus treinos. Saia 3h de antecedência para não me complicar e mesmo assim tinha dias que não conseguia chegar no horário, agora com o metrô eu vou mais tranqüilo, saio de casa em um horário que eu não preciso correr muito com minhas coisas e demoro menos de 30 minutos pra chegar aos treinos, sem contar que vou sentado, descansando’’, conta o jogador de vôlei e morador da Zona Oeste, Igor Borges


Um dos principais projetos de mobilidade urbana impulsionados pelo Rio 2016, a Linha 4, teve um  papel fundamental durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ligando, através de conexões, a região central da cidade e as Zonas Norte e Sul à Barra da Tijuca, bairro com maior concentração de instalações Olímpicas.
 

A viagem entre as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Jardim Oceânico, levará 13 minutos. Se o ponto de partida for a Carioca, no centro da cidade, serão necessários 34 minutos para chegar à Barra da Tijuca. Saindo da estação Uruguai, na Zona Norte, o trajeto consumirá 50 minutos. O trajeto entre a Pavuna, estação mais distante da Linha 2, e a Barra terá 1h20 de duração.

Para Katia Machado, moradora do Alto da Boa Vista e coordenadora de um curso de idiomas na Gávea, o novo meio de trasporte foi uma das melhores obras de mobilidade urbana criada em anos na cidade, "Eu to adorando, facilitou muito! Eu levo 15 minutos para chegar no trabalho, antes em levava até 2h", além das instalações,  a usuária do transporte também elogia o atendimento dos funcionários "Os seguranças são educados, as estações muito limpas, só o ar condicionado que é um gelo mas é maravilhoso".

bottom of page